segunda-feira, 13 de julho de 2015

Bandidos queimam, no Jardim Botânico, caminhonetes roubadas

Da redação do MCJB - 13/07/2015


Bandidos queimam em área do Jardim Botânico, duas caminhonetes roubadas de uma marcenaria de São Sebastião. O crime ocorreu na madruga do último sábado, 11 de julho.


A marcenaria fica na região do Pró-DF, em São Sebastião, e seu proprietário estava viajando quando ocorreu o furto dos veículos, que foram usados para transportar produtos também furtados.

Depois do crime, os ladrões queimaram os dois veículos em um terreno próximo ao Condomínio Jardim Botânico VI, em área que se situa na divisa entre o Jardim Botânico 3,  Setor de Chácaras de São Sebastião e Vila do Boa. O local é um grande vale que separa as regiões de São Sebastião e Jardim Botânico, sendo freqüentemente usada como lixão. Moradores temem que bandidos passem a utilizar a área para outros tipos de crime. (clique aqui e veja o mapa do local)

A 30ª Delegacia de Polícia de São Sebastião está investigando o caso e até o final desta edição, não tinha localizado nem os bandidos nem a mercadoria roubada, apenas os carros queimados.

Área está virando um grande lixão

A área em que os veículos foram queimados é pública. Tem uma parte destinada à reserva ambiental e outra parte é de propriedade da Terracap.  Mas virou local para depósito de lixo e entulho, segundo os moradores da região. Em 2013 a Administração Regional aterrou parte do local com o próprio entulho jogado, mas não resolveu o problema, pois falta fiscalização.

Depois de insistentes denúncias de moradores da região, a Terracap enviou equipe para limpar a área. A Administração do Jardim Botânico também atuou recentemente e constatou  a existência de duas invasões no local, tão estruturadas que até pomar e criação de animais possuem.

A Administração Regional prometeu continuar a limpeza da área e enviar equipe da AGEFIS para tomar as providências necessárias a respeito das invasões. Os moradores alertam que a limpeza, mesmo que frequente, não resolverá o problema do lixo e da criminalidade. Cobram um trabalho de fiscalização constante na área, além de policiamento. 

Índices criminais no Jardim Botânico (RA-XXVII) não são corretos

O aumento de criminalidade do Jardim Botânico é um problema facilmente constatado por seus moradores, mas que não aparece nas manchas criminais da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Ocorre que o Jardim Botânico não existe de fato. Os crimes que ocorrem em sua área são contabilizados como ocorridos em São Sebastião, gerando a falsa informação de que não ocorrem crimes nessa região e, consequentemente, a falsa impressão de que o bairro é um dos mais seguros do DF, com índices de criminalidade comparados à países do primeiro mundo, o que dispensa o aparato de segurança, seja uma delegacia da Polícia Civil, ou batalhões da PM ou Corpo de Bombeiros.

Os moradores esperam que essa situação mude com a portaria nº 4, já divulgada pelo Blog  do MCJB, que definiu os limites do Jardim Botânico.


__________________________________________________
Veja também:
__________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.