FAQ - Perguntas Frequentes



FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

O que é o Movimento Comunitário do Jardim Botânico?
RESPOSTA: O Movimento Comunitário do Jardim Botânico, ou simplesmente Movimento como é chamado,  é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins econômicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira e apartidário.  Além disso, seus associados estão distribuídos em várias categorias, o que vai democratizar a participação.


Onde é a sede do Movimento?
RESPOSTA: No SHJB Etapa III Qd.01 Lt.A sala 4 - Fundos - Paróquia Sta. Clara e S. Francisco - Jardim Botânico-DF.


Quem pode se associar ao Movimento?
RESPOSTA: Podem se associar as pessoas jurídicas dos condomínios, associações e cooperativas habitacionais. Também a pessoa jurídica do comércio. Mas a pessoa física do morador também pode participar. Importante frisar que o associado estará limitado geograficamente à área do Jardim Botânico, servindo-se para essa delimitação a Portaria nº 4, publicada no Diário Oficial de 24 de junho de 2015, ou o PDOT/DF que venha a atualizar as delimitações da presente portaria.


Quais os objetivos do Movimento?
RESPOSTA: Os objetivos do Movimento são diversos, mas abordam, como prioridade, a organização das  demandas do bairro e a consequente busca de soluções. Devido a sua representatividade junto aos condomínios e Associações da região, objetiva também realizar a interlocução com o Governo e outras entidades públicas e privadas. Deve desenvolver ações sociais e comunitárias,  programa de proteção e preservação ambiental e sustentabilidade; programas de assistência social; promover o voluntariado; organizar  exposições, feiras, amostras, cursos e treinamentos; assessorar a regularização de terras e parcelamentos. Como valores fundamentais, promoverá a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia, bem como outros valores universais; e se dedicará a desenvolver programa de geração de emprego e renda; dentre muitos outros.


Quais são as categorias de associados do Movimento?
RESPOSTA:
I - Associado MANTENEDOR: Pessoa jurídica de condomínio, associações de moradores ou cooperativas habitacionais ou congêneres. Tem voto nas assembleias e pode concorrer ao conselho de administração e conselho fiscal.
II - Associado EFETIVO: pessoa física, moradora do Jardim Botânico, tem voto nas assembleias e pode concorrer ao conselho de administração e conselho fiscal.
III - Associado COMERCIAL: pessoa jurídica ligada ao comércio do Jardim Botânico, pode concorrer a uma vaga no conselho de administração e ao Conselho Fiscal.
Também existem outras categorias, o voluntário, o benemérito e o patrocinador, que não pagam anuidades, portanto não tem direito a votar ou ser votado.      


Quais as vantagens de participar do Movimento, além da força comunitária, para meu Condomínio ou Associação?
RESPOSTA:

  • Consultoria para melhoria da gestão administrativa-financeira dos condomínios;
  • Palestras e treinamentos de funcionários e para os próprios condôminos e associados;
  • Serviço de fornecimento de mão de obra, como diaristas, jardineiros e outros;
  • Minicursos de cunho comunitário (adestramento de cães, cultivos de hortas caseiros, etc.);
  • Organização de contatos com a imprensa, para denúncias e publicação de eventos;
  • Consultoria e suporte para eventos do condomínio/associação, como locação e, em muitos casos, empréstimo de equipamentos como som, barracas, palcos, geradores, etc.;
  • Acesso a convênios com empresas tais como postos de gasolina, farmácias, veterinários, pet shops, agências de turismo, prestadoras de serviços, varejistas e outros;
  • Convênios educacionais, para cursos, treinamentos, universidades, etc.;
  • Auxílio na gestão profissional de condomínios e associações;
  • Dentre muitas outras vantagens.


Como faço para me associar?
RESPOSTA: Presencialmente na sede do Movimento, ou diretamente pelo site, clicando aqui.



Caso ainda tenha alguma outra dúvida, clique aqui e envie seu questionamento, que reponderemos o mais rápido possível.

2 comentários:

há alguma mensalidade/contribuição para associar-se?

Os condomínios pagam uma taxa que já contempla todos os condôminos. Porém, se o seu condomínio não for associado, você pode se associar diretamente, desde que seja morador do Jardim Botânico e pagará uma taxa de R$18,00 por mês. A taxa dos condomínios varia conforme a quantidade de condôminos. Caso seu condomínio não seja associado, nos envie um e-mail para o gtjardimbotanico@gmail.com que faremos uma visita em seu condomínio.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.